25 de Março de 2008 - Faço 1 ano



Hoje faço 1 ano.
Ultrapassei todos os meus problemas.
Cá estou eu, lindo e activo.
Mas ainda tenho que ter muito cuidado com os vírus.
Não posso estar em contacto com muita gente.





Por isso, fiz apenas uma pequena festa no meu dia de anos com os meus pais, avó Maria, avô Zé, avô Sacic, tia Cátia e tio sérgio.





No sabado convidei para um lanche apenas os meus amigos de luta, que nasceram na mesma altura e estiveram comigo na UNIN.




Nessa festa apenas compareceu a Maria da Luz e o João Pedro.







O resumo da minha história na UCIN

Olá eu sou o Salvador,
Nasci no hospital Amadora Sintra no dia 25 de Março de 2007, pelas 5h e 38m, num Domingo cheio de sol, de parto normal, às 24 semanas e 4 dias, com 775gr e 30,5 cm.
Não pude ir para casa, tinha trocado o conforto da barriguinha da minha mãe por uma casinha de vidro.
Os meus pais sentiram-se frustrados, culpados. O que fizeram de errado? Quais foram os cuidados que não tiveram?
O que poderiam ter evitado? Porquê??? Tantas questões para responder!...
Eles ficaram muito preocupados e apesar desta imensa angustia quando olharam para mim, eu senti todo o amor, carinho e esperança que eles depositavam em mim. Isso ajudou-me muito!...
Começou então para nós um período de vida, um dia de cada vez, com muitos altos e baixos, triunfos e contratempos.
O cenário de uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais não é dos melhores, a quantidade de fios, sondas, monitores e alarmes sempre a tocar é arrepiante.
Mas a dedicação, competência e o carinho de todos, enfermeiras (os), medicas (os), psicólogas, terapeutas e auxiliares são reconfortantes, pois não podíamos estar em melhores mãos.

Nasci estável, mas fiquei no ventilador em VAPO, pelo facto dos meus pulmões ainda não se encontrarem amadurecidos, no 4ºdia deixei o ventilador e passei à ventilação em SIPPV (mascara sobre o nariz com oxigénio), para me ajudar a respirar.

Tive hemorragias cerebrais de grau II e III. As de grau II são reabsorvidas espontaneamente pelo organismo mas as de grau III podem provocar lesões cerebrais graves ou ser reabsorvidas pelo organismo. Estas hemorragias ficaram normalizadas apenas ao fim de 2 meses.

No 6ºdia de vida cheguei a pesar 550gr, mas pouco a pouco foi recuperando.

Tive 2 sépsis em que uma delas tive que ser ventilado novamente durante 6 dias.

Tive uma Candidíase períneal e abdómen e uma Hérnia inguino-escrotal esquerdo, da qual recuperei na totalidade depois de sair do hospital.

Tive uma Atelectasia no pulmão direito. O meu pulmão deixou de funcionar e tive que fazer muita ginástica respiratória, aspiração, aerossóis, até finalmente ao fim de 18 dias, começou a funcionar. Foram um dos momentos mais difíceis.

Tive Anemia multifatorial e por isso tive necessidade de varias transfusões de sangue.
No 67º dia de vida tive necroses do 2º,3º e 4º dedo da mão esquerda ficando sem as 3º falanges desses 3 dedos. Mais um dos meus momentos difíceis neste hospital.

No 81ºdia de vida foi diagnosticado Refluxo gastroesofago tendo sido necessário iniciar leite espessado

Fiquei dependente do oxigénio até ao meu 81ºdia de vida, estando desde essa data em ar ambiente.

Não tive qualquer problemas Cardíacos e de Ritinopatia

Foi sempre alimentado com leite materno que a minha mãe tirava com a máquina.

O “Método Canguru”, foi a melhor coisa que me aconteceu durante os 118 (a quase 4 meses) enquanto estive aqui internado, fiz muito desde que nasci com os meus pais.

Tive alta no dia 20 de Julho de 2007, após tantos dias difíceis, mas onde tive sempre a presença dos meus pais e avós que me deram muito amor e carinho.

Foi com esse amor e com os cuidados de todos os bons profissionais que eu sobrevivi. E aqui estou eu, com 1 anos e sem qualquer problema.

OBRIGADO A TODOS













Salvador

A minha 1º constipação

Na semana seguinte a ter tido a Gastroenterite, tive a minha 1ºConstipação, na 1ºsemana de Março, ao fim de 11 meses de vida.
Tive febre, nariz escorrendo, tosse e por vezes vomitava quando a tosse era forte.
Tive que tomar durante 2 dias, Ben-u-ron supositório, para baixar a febre e aliviar o mau estar.
Tinha dificuldade em engolir e respirar por isso não me apetecia comer.
Isso preocupou os meus pais, pois ainda não tinha recuperado na totalidade o apetite depois de ter tido a Gastroenterite e agora estava se novo sem apetite.
Perdi 500gr nestas 2 semanas que estive doente e levei outras 2 semanas a recuperar esse peso, ou seja, estive 1 mês sem aumentar de peso.
A médica para este tipo de sintomas recomendou o seguinte:
- Muito soro no nariz
- Passear muito ao ar livre, de preferência pelo menos 1 hora por dia, em espaços verdes e longe da poluição e multidões
- Evitar lugares fechados e com grande concentração de pessoas
“No frio, as infecções são mais comuns porque as crianças ficam mais juntinhas em ambientes fechados e não arejados, facilitando a transmissão dos vírus”.
- Lavar sempre bem as mãos
- Comer pouco de cada vez mas varias vezes por dia e beber muita água.
Os bebes que mamam do leite materno, são muito mais resistentes às infecções respiratórias (otites, bronquiolites, meningites, alergias…)
Por isso, agradeço à minha mãe que me deu sempre do leite dela até aos meus 11 meses de vida, altura em que iniciei o leite em pó Nutribén Natal A.R.
“ Foi das coisas mais difíceis, tirar leite com a bomba todos os dias, inicialmente de 3 em 3 horas, depois um pouco mais espaçadas. No regresso ao trabalho essa tarefa tornou-se muito mais desgastante e difícil, por isso tive que começar a lhe dar o leite em pó. Primeiro alternadamente, depois do Salvador ter estado doente, passou apenas a beber o leite artificial.
Mas recomendo a todas as mães sempre que possível a dar aos vossos filhos do vosso leite, pois contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebé necessita para ser saudável e protege-o de certas doenças e infecções"