Crescimento e desenvolvimento a longo prazo do prematuro extremo

Prematuros de EBP (Extremo Baixo Peso) são crianças de risco para problemas no crescimento e desenvolvimento.
Quanto ao crescimento, geralmente são crianças pequenas em peso e estatura, apresentam catch-up tardio e mesmo assim podem continuar menores que o esperado até a adolescência.
Da adolescência até a idade adulta, podem atingir tamanho normal, havendo influência do potencial genético na estatura final do adulto.
O catch-up do perímetro cefálico ocorre já no primeiro ano de vida, enquanto que o peso tem recuperação mais lenta.
RCIU, displasia broncopulmonar e inadequada nutrição após a alta comprometem o catch-up e podem causar falha de crescimento nos primeiros anos de vida.
O neurodesenvolvimento relaciona-se mais com a idade gestacional do que com o peso de nascimento e é influenciado por factores ambientais. Alguns problemas são precoces e definitivos, outros podem surgir posteriormente e progredir, mas a maioria dos distúrbios desaparece ou é atenuada com o tempo.
Sequelas neurossensoriais graves, representadas pela paralisia cerebral, cegueira e surdez, são identificadas nos primeiros 2 anos de vida e acontecem nas crianças mais imaturas, nascidas com menos de 26 semanas de idade gestacional.
Atraso no desenvolvimento cognitivo é a alteração mais frequente nos primeiros anos de vida, e na idade escolar, predominam os problemas educacionais e comportamentais.
A partir da adolescência, os problemas parecem atenuar-se, possibilitando boa integração social na vida adulta.
O comportamento da criança é componente importante em seu desempenho global e precisa ser avaliado em todas as etapas do neurodesenvolvimento.
A boa qualidade do lar, representada pela estabilidade emocional da família e participação activa dos pais, pode melhorar o desempenho da criança e propiciar-lhe boa qualidade de vida.
Prematuros de EBP podem ter uma vida normal, mas precisam ser acompanhados em programas de follow-up multiprofissional, onde serão avaliados e receberão, junto com suas famílias, todo o suporte necessário para favorecer seu crescimento e desenvolvimento, desde a infância até a adolescência.
O objectivo primordial de todo investimento nestes pequenos prematuros é garantir sua sobrevida com boa qualidade de vida.

28 comentários:

Anônimo disse...

Minha filha nasceu prematura. já tem nove meses, é leve e pequena mas muito esperta. Esta foto na incubadora me emociona. Só que estou preocupada com a estatura dela .

Anônimo disse...

Meu filho nasceu de 26 semanas e 550gm esta hoje com 5 meses, esta se desenvolvendo bem e bastante espertinho.

Dayane e Matheus disse...

meu filho nasceu dia 8 de julho de 2009, de 24 semanas de gestação, pesando 530 gramas. hoje ele esta com 6 meses e meio...esta pesando 4 kg.Graças a DEUS.

debora disse...

Meu filho Mateus nasceu com 24 semanas com 760g, ficou 3,5 meses no hospital, hoje esta complentando 5 meses e esta com 3,5kg.Obrigada senhor!!!

Anônimo disse...

Minha filha nasceu prematura de 24 semanas e pesou 490gm.Está com 7anos hoje é super inteligente,amorosa,sapeca,um verdadeiro milagre na minha vida.

DERALDO disse...

adotamos um bebe que nasceu de 24 semanas e 870g.agora ja está com 9 meses 7600kg e quase 70 cm.TÁ lindo se chama Samuel victor.Está superando todas as expectativas médicas.Samuel é um verdadeiro milagre de DEUS...betim MG

Anônimo disse...

minha princesa nasceu de 28 semanas 800 gramas, está com 4 meses pesando 3870; graças a Deus, um milagre da vida!

Anônimo disse...

A minha princesa nasceu de 26 semanas pesando apenas 870 gr,mas gracas ao nosso bom Deus hj ela esta com 1 ano e 7 meses e pesa 8 kl,e graças a Deus ela naum teve nenhuma sequela.

Anônimo disse...

Meu bebe nasceu de 29 semanas com 1,110 com 37 centimetros nasceu bem respirando sozinho ficou 7 dias na UTI por cuidado mesmo dos médicos e foi para o berçario graças a Deus nunca teve nada grave nasceu no dia 8 de março de 2013 vai fazer um més e ainda esta la e hoje pesa 1,720 com 41 cen.O meu milgre

Anônimo disse...

Meu filho nasceu 11/04/13 com 27 semanas com 940 gramas. E esta na uti, ta muito dificil mais temos fe

Anônimo disse...

SEU FILHO VAI VENCER ESSA BATALHA. MINHA FILHA TB NASCEU COM 930 GRAMAS. HJ TEM 2 ANOS ESTÁ LINDA E PERFEITA GRAÇAS A DEUS.

angelica disse...

meu filho naceu prematuro naceu de 7 meses ficou na neo mas sem aparelhos so com a sonda para se alimenta mas acho o desenvouvimento dele muito de vagar hoje com nove meses ele é esperto mas fico preocupada pois acho ele muito pequeno

Anônimo disse...

Minha filha nasceu de 29 semanas e 5 dias pesando 1085Kg e 36cm..Hoje está com 7 meses pesando 6300Kg e medindo 62 cm..Ela é menor que as outras crianças mas muito esperta graças a Deus!!!

Anônimo disse...

os meus filhos nasceram de 27 semana eles sao gemeos 1 tinha 900g e outra 980 ficaram tres meses no hospital mas oji eleS estao com 9 meses pesando 8 y 7meio y 73 y70cm estamos a fazer muito estimulasao iso e mais importante para os prematuro mas td estao indo bem GRASAS A DEUS e muito importante ter corage porque e tao dificel pela mai so quem pasou por iso sabi o que estou falando

Anônimo disse...

Olá meu bebe nasceu de 24 semanas de gestação com 700 gramas e 30 cm, passou por várias cirurgias e hoje é uma criança normal dentro do tempo de atraso dele, mas apenas no desenvolvimento motor, ele tem hoje 1 ano e 09 meses, senta só com apoio ainda não anda.. mas se arrasta... pra todos os lados e é muito esperto, dou graças a Deus pelas vitórias que alcançamos ao longo desta caminhada... sei que ainda tem muito a conquistar... ele faz fisioterapia para ajudar nos movimentos... mas é uma criança linda e muito alegre... ele é o nosso milagre!!!!

Anônimo disse...

Oi Gente, minha filha nasceu de 29 semanas e 4 dias, devido a um problema meu de pressão, nasceu com 800 gramas e 32 cm , hoje ela esta com 33 dias, e pesa 1.485 gramas e 42 cm. Ela esta bem graças a Deus, no embalo qe esta logo estará em casa *-*. Deus é maior, e ela é guerreira !

Anônimo disse...

Ola. Minha filha sara nasceu de 30 semana e 3 dias devido a minha pressao e pre eclampsia, com 720 grama e 31 cm. Pegou 3 infeccoes no hospital, mas nao teve nenhuma sequela; hje tem 9 meses com 4500 kl e 60 cm. E pequena pela idade e muito esperta, mais do gracas a deus por isso.

Anônimo disse...

Oii, minha filha nasceu cm 30 semanas, pensando 1026kg e 36cm. Mas seu peso caiu chegando a pesar 650gm. Ficou 2 meses na UTI para ganhar peso e saiu cm 2kg. Hj esta cm 5 meses e pesando 5kg. Ela é uma bebe super saudável, esperta e ja esta fazendo força para ficar sentada. Seu desenvolvimento esta excelente. Ela faz fisioterapia 3 vezes na semana e toma leite materno. É uma guerreira. =D

Anônimo disse...

Minha filha nasceu de 25 semanas e 4 dias,pesando 860 gramas. Está na uti mas tenho fé em Deus que em breve estará em meus braços.

Anônimo disse...

Ola minha Filha narceu dia 11/04/2014 de 7 mês ficou enternada na Neo 15 dias Hj tha em casa ja com 1 mês de vida Linda Linda eu quero saber onde posso fazer a fisioterapia nela aki em Salvador ?

Anônimo disse...

Jessica 27/5/2014
Ola meu filho nasceu de26semanas. Com658g esta com dois meses hoje ta
internado ainda mas tenho fé que ele logo sai.

lucelma disse...

Vc meu querido que é um herói de coração gigante,que deus te abençoe por esse ato tão nobre

mrcelinho disse...

Minha filha teve uma parto prematuro de trigêmeos com 24 semanas o primeiro viveu apenas5 horas o segundo um dia e o terceiro nasceu com 570 gramas e continua na UTI a 23 dias.a única complicação no momento são os rins ele esta tendo muitas dificuldade pra urinar.Sei que o caminho é longo mas estou sofrendo muito com isso cada dia que passa aumenta minha angustia de medo de perde lo tbm.vc que passaram por isso me ajudem obrigado

Gustavo Buss disse...

Meu filho Pedro nasceu de 26 semanas, pesando 1010g. Ficou internado 147 dias na Utineo, foi traqueostomizado, veio pra casa com Homecare, usou o2 por mais 3 meses. Em fevereiro fez uma cirurgia de reconstrução da laringe e ficou mais 37 dias internado em Utiped e enfermaria. Hoje está em casa, anda desde um ano e tem um atraso de fala e cognitivo pela trajetória dele. Tudo vai se resolver com dedicação e trabalho. Um abraço e força pra quem está passando por isso. Acredite! Tudo melhora!

Anônimo disse...

Meus filhos naceram com 25 semanas, 700 e 780g, ficaram na uti 4 meses e 2 semanas. Tivemos alta a menos D uma semana, passaram por várias cirurgias nos olhos e um deles de hérnia. Depois de tanto sofrer, presenciar várias tristezas, várias intercorrencias, estou com eles em casa. Hoje eles devido ao longo uso de oxigênio são bebês com broncodisplasia, mas com muita fé e luta iremos vencer... Hoje eles estão com 3.500 e 3.70 na graça do senhor

Gabriela Couto disse...

Minha bebe nasceu de 24 semanas com 640 gramas, ela esta lá 1mes e 9 dias e hoje pesa 875 gramas, esta ganhando peso muito devagar ta difícil mas tenho fé q ela vai conseguir.

Anônimo disse...

Meu bebe nasceu de 26 semanas com 665 gramas dia 8 vai fazer 120 dias que estamos na utineo.. ele está bem pesando 2.550 o problema é o pulmão dele esta com ventilação mecanica ainda esta entubado... alguém já passou por isso de ficar tanto tempo assim entubado?

Unknown disse...

Minha filha nasceu com 740g de 7 meses tive pre eclampsia grave está a 17 dias na UTI e o único problema é o intestino que está bem lento