O resumo da minha história na UCIN

Olá eu sou o Salvador,
Nasci no hospital Amadora Sintra no dia 25 de Março de 2007, pelas 5h e 38m, num Domingo cheio de sol, de parto normal, às 24 semanas e 4 dias, com 775gr e 30,5 cm.
Não pude ir para casa, tinha trocado o conforto da barriguinha da minha mãe por uma casinha de vidro.
Os meus pais sentiram-se frustrados, culpados. O que fizeram de errado? Quais foram os cuidados que não tiveram?
O que poderiam ter evitado? Porquê??? Tantas questões para responder!...
Eles ficaram muito preocupados e apesar desta imensa angustia quando olharam para mim, eu senti todo o amor, carinho e esperança que eles depositavam em mim. Isso ajudou-me muito!...
Começou então para nós um período de vida, um dia de cada vez, com muitos altos e baixos, triunfos e contratempos.
O cenário de uma Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais não é dos melhores, a quantidade de fios, sondas, monitores e alarmes sempre a tocar é arrepiante.
Mas a dedicação, competência e o carinho de todos, enfermeiras (os), medicas (os), psicólogas, terapeutas e auxiliares são reconfortantes, pois não podíamos estar em melhores mãos.

Nasci estável, mas fiquei no ventilador em VAPO, pelo facto dos meus pulmões ainda não se encontrarem amadurecidos, no 4ºdia deixei o ventilador e passei à ventilação em SIPPV (mascara sobre o nariz com oxigénio), para me ajudar a respirar.

Tive hemorragias cerebrais de grau II e III. As de grau II são reabsorvidas espontaneamente pelo organismo mas as de grau III podem provocar lesões cerebrais graves ou ser reabsorvidas pelo organismo. Estas hemorragias ficaram normalizadas apenas ao fim de 2 meses.

No 6ºdia de vida cheguei a pesar 550gr, mas pouco a pouco foi recuperando.

Tive 2 sépsis em que uma delas tive que ser ventilado novamente durante 6 dias.

Tive uma Candidíase períneal e abdómen e uma Hérnia inguino-escrotal esquerdo, da qual recuperei na totalidade depois de sair do hospital.

Tive uma Atelectasia no pulmão direito. O meu pulmão deixou de funcionar e tive que fazer muita ginástica respiratória, aspiração, aerossóis, até finalmente ao fim de 18 dias, começou a funcionar. Foram um dos momentos mais difíceis.

Tive Anemia multifatorial e por isso tive necessidade de varias transfusões de sangue.
No 67º dia de vida tive necroses do 2º,3º e 4º dedo da mão esquerda ficando sem as 3º falanges desses 3 dedos. Mais um dos meus momentos difíceis neste hospital.

No 81ºdia de vida foi diagnosticado Refluxo gastroesofago tendo sido necessário iniciar leite espessado

Fiquei dependente do oxigénio até ao meu 81ºdia de vida, estando desde essa data em ar ambiente.

Não tive qualquer problemas Cardíacos e de Ritinopatia

Foi sempre alimentado com leite materno que a minha mãe tirava com a máquina.

O “Método Canguru”, foi a melhor coisa que me aconteceu durante os 118 (a quase 4 meses) enquanto estive aqui internado, fiz muito desde que nasci com os meus pais.

Tive alta no dia 20 de Julho de 2007, após tantos dias difíceis, mas onde tive sempre a presença dos meus pais e avós que me deram muito amor e carinho.

Foi com esse amor e com os cuidados de todos os bons profissionais que eu sobrevivi. E aqui estou eu, com 1 anos e sem qualquer problema.

OBRIGADO A TODOS













Salvador

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Salvdor:
Somente para re dizer que sejas muito feliz.
És realmente um milagre.
Beijinhos

Salvador disse...

Obrigada pela Força

Anônimo disse...

Olá mamã, papá e Salvador...
queria mesmo dar os parabéns pelo seu aniversário, como vou querer felicitar aos seus pais todos os dias da sua vida. Quando a minha Marina nasceu foi sua vizinha lá naquelas caixinhas de cristal aonde os médicos guardam os bebés mais lindos.... eu estava lá quando a sua mãe, no dia a seguir ao aniversário dela, levou para casa aquele que sempre será o seu melhor presente: você. Beijinhos e muitas felicidades a todos!!!!

Anônimo disse...

Olá Salvador!!!!

Encontrei o teu blog por acaso e fiquei muito feliz por ver como estás liiiiindo!!!
Também fui tua vizinha, tal como a Marina, que espero que também esteja bem. Não te lembras de mim, sou a Madalena, mas quero que saibas que todos nós torcemos muito por ti, naquele dia em que saiste do hospital e nós ainda lá ficámos....Espero que continues bem como até agora e toda a felicidade do mundo para ti e para os papás que bem merecem!!
Obrigada pela força, Regina!!

Salvador disse...

Olá Amiguinhas,
Estou feliz por ainda se lembrarem de mim...
Foram dias dificeis os nossos...mas hoje passado 1 ano cá estamos lindos e com vitalidade.
Valeu a pena o sofrimento e muito amor dos nossos pais...hoje somos os seus bebes orgulho.
Era giro daqui a muito anos ainda seremos amigos ou apenas conhecidos que nunca perderam contacto, para podermos juntos relembrarmo-nos dessem tempo e poder agradecer aos nossos pais, todo amor e carinho que nos deram.
Juntos vamos vencer todas as nossas dificuladades da vida.
Contem sempre com a nossa amizade, minha e dos meus pais.
E agora com as novas tecnologias tudo isto poderá ser faculmente concretizado.
Até breve amiguinhas.
Salvador

Anônimo disse...

Salvador,
Você tu és guerreiro!
Estamos no Brasil, nossa filha Sarah nasceu de 32 semanas ficando internada durante 33 dias. Fez dois meses de vida e está pesando 2870g e medindo 48cm. É reconfortante saber de histórias como a sua. Parabéns a mamãe do Salvador, sei que estar dentro de uma unidade de cuidados intensivos é muito difícil.
Abraços,
Raquel e Bebé Sarah