
Comecei por vomitar, depois a febre começou a subir, cheguei aos 38,2. Tive diarreia, dores de barriga, sinto-me um pouco enjoado e, por isso, não me apetece comer. Fui ao medico e foi-me diagnosticada uma gastroenterite, que é uma doença muito comum nas crianças pequeninas como eu e que, na maior parte das vezes, é provocada por um vírus.
A gastroenterite é uma infecção causada por vírus (existem vários), que ataca o estômago e o intestino delgado. Normalmente a doença é breve, durando de 1 a 3 dias, mas poderá demorar 1 a 2 semanas. A gastroenterite é causada pela absorção de certos vírus. Os fluidos corporais de pessoas infectadas contêm o vírus até mesmo antes de os sintomas começarem. O vírus pode ser propagado através do contacto directo com uma pessoa infectada (beijando-a ou apertando suas mãos, por exemplo) ou ao compartilhar copos, pratos, colheres, garfos, etc. O vírus entra no estômago e intestino e inflama as mucosas destes órgãos que ficam temporariamente incapazes de exercer suas funções. O vírus pode fazer também com que o alimento se mova mais rapidamente através do canal gastrointestinal Os sintomas são de fadiga, arrepios, perda do apetite, náusea, vómitos, dor no estômago, diarreia, febre, dores musculares.

É natural que ainda me sinta doentinho por mais alguns dias, talvez até uma semana, mas mesmo que coma pouquinho e perca algum peso, não se aflijam. O que é importante é que eu nesta primeira fase beba. Soro, uma solução de re-hidratação, que me compensa a água e os 'sais minerais' que eu perco ao vomitar e com a diarreia. Deve beber pouquinho de cada vez, de preferência de meia e meia hora. Foi-me receitada HN25, como alimento para ajudar na minha recuperação.


Os meus pais estão preocupados, porque eu não estou com aquela energia a que estão habituados, por só me apetecer estar na caminha, a dormir ou a brincar mas mais calmamente. O Pediatra informou os meus pais que esta situação era normal, que com o passar dos dias a minha energia e apetite iriam melhorar e voltar à normalidade. Por isso não se aflijam porque eu vou ficar bem.
Prevenção - O único e mais eficaz meio de se prevenir a propagação da gastroenterite é lavar as mãos frequentemente, também evitar o contacto com fluidos corporais de pessoa infectada, inclusive a saliva, Evitar compartilhar objectos (como chupeta, copos, pratos, etc.); não comer do mesmo prato que outra pessoa; evitar aglomerações; combater o calor com muito líquido e roupas leves; lavar bem as frutas; esterilizar bem os biberões e ferver a água, são algumas recomendações que podem prevenir o aparecimento da diarreia virótica